O André e a Vivian se conheceram há nove anos e estão juntos há quase sete. Foram apresentados através de amigos em comum. O irmão dele namorava uma amiga da Vivian. Ficaram juntos um tempo, se distanciaram e só voltaram a se reencontrar dois anos e meio depois. Quando o namoro engrenou, veio o momento de juntar as escovas de dente. E foi a partir daí que eles descobriram uma nova paixão: o garimpo de móveis antigos! Paixão que surgiu a partir da necessidade de mobiliar o primeiro apê deles – que mais tarde acabou dando origem à loja online dos dois: o Apartamento 61.
Antes de encontrar um apê bacana pra alugar, o André morava numa quitinete no centro de São Paulo e a Vivian morava com a avó. Para o novo apartamento, levaram apenas um futon, que já era dele, e uma mesa de trabalho – feita com uma porta e dois cavaletes. “Não tínhamos praticamente nada! A gente entrava em casa e dava até eco na sala”, relembra Vivian, num tom bem humorado. “E como estávamos com pouca grana pra decorar a casa, começamos a visitar lojas de móveis usados – primeiro na Avenida São João e depois na feira do Bexiga”, complementa. Foi assim que eles garantiram os primeiros móveis da casa nova: um buffet, um barzinho e uma mesa de jantar.
“A gente se uniu muito por causa da decoração! Começamos a curtir esse processo de mobiliar o apartamento! Nos finais de semana, muitas vezes deixávamos de tomar um chopp com os amigos para garimpar móveis. Queríamos deixar o apartamento bonito, do nosso jeito”, explica Vivian. A vontade de garimpar não parou mais! “É viciante”, como a Vivian costuma dizer! E quando eles menos esperavam, a paixão pelos móveis vintage acabou se transformando num negócio.
“Nós pensávamos em ter alguma coisa nossa. Como eu sou jornalista e ele é designer, já havíamos cogitado a possibilidade de abrir uma agência de design e produção de conteúdo , criar um aplicativo…mas nunca imaginávamos que seria uma loja! De qualquer forma, acho que já existia uma veia empreendedora”, explica Vivian. “É uma perspectiva completamente diferente, porque sempre trabalhei 40 horas por semana e o André também, mas estávamos super frustrados com as nossas profissões. E isso é ruim porque somos muito jovens!”, revela. “Eu até ganhava um bom salário, mas estava infeliz. Eu não tinha vida, não conseguia ver a Vivian. Ela acordava cedo pra trabalhar e eu ficava até tarde na agência”, relembra André.
O sonho distante de ter um antiquário
“Uma vez me perguntaram como eu me imaginava daqui a 10 anos. Me visualizei tendo uma vida mais estável financeiramente, trabalhando no meu antiquário. Mas isso era algo que eu projetava para um futuro distante, quando eu já estivesse aposentada”, conta Vivian. Mas a vida acabou antecipando a realização desse sonho. E o André foi um dos grandes incentivadores do projeto.
Quando os amigos do casal começaram a pedir a ajuda deles para garimpar móveis, a Vivian teve a ideia de criar um blog para compartilhar o que já havia aprendido sobre o universo vintage. A proposta era oferecer dicas de garimpo de peças antigas e disponibilizar um serviço de consultoria para os leitores. “Seria uma forma de começar a ganhar dinheiro para fazer o investimento inicial na nossa futura loja”, explica a jornalista.
Na época, o André estava desempregado, mas não se imaginava mais naquela rotina estressante de agência. Foi quando ele sugeriu que a Vivian desse um passo adiante. “No dia em que Vivi me falou sobre o blog, eu disse pra ela: se for pra ser um hobby, um projeto paralelo em que você vai escrever uma vez por semana quando chegar do trabalho – isso se você ainda tiver energia para produzir conteúdo, nunca vai ser algo grande”, conta. “Caso dedicássemos apenas poucas horas do nosso dia a esse projeto, nunca iríamos transformá-lo num antiquário. Se não tivéssemos acreditado que seria algo grande de verdade, desde o primeiro dia, talvez nada disso tivesse acontecido. Tem que vir com tudo mesmo, às vezes é necessário dar um passo maior que a perna”, aconselha o designer.
E foi assim que tudo começou: eles criaram um site para divulgar a ideia, abriram uma conta no Instagram para começar a vender algumas peças e em novembro de 2014, há exatamente 1 ano, nascia a loja online do Apartamento 61.“Em agosto do ano passado, a gente também fez uma pop-up store de lançamento na Casa Samambaia – um espaço super bacana aqui em São Paulo, na Vila Madalena. Foi um sucesso, vendemos muito logo no primeiro dia! Não estávamos preparados, nem tínhamos peça para repor. Foi um verdadeiro boom! Antes do evento, a gente tinha mil seguidores no Instagram. Depois da pop-up, chegamos a quase 5 mil! Muitas pessoas começaram a enviar emails solicitando orçamento e como somos só nós dois, tivemos que dar uma desacelerada. Hoje eu vejo que foi uma atitude madura. Naquela época, ainda não tínhamos estrutura pra crescer. Agora é que nós estamos estruturando melhor o negócio”, explica Vivian.
A política do preço transparente
Um dos grandes diferenciais do empreendimento da Vivian e do André está em estimular um comércio mais justo, através do consumo consciente. A ideia é criar uma relação de transparência com clientes e fornecedores. Para evitar preços abusivos, todos os produtos são identificados com uma etiqueta na qual é divulgado o valor de compra de móveis e objetos, nos bazares; quanto foi investido para fazer restauração e o preço final de cada peça.
“Muitas pessoas confundem preço transparente com produtos vendidos por um valor mais em conta. Não é que sejam baratos. E a questão acaba não sendo essa. O intuito, ao divulgar o nosso lucro, é explicar para os clientes o motivo pelo qual estamos cobrando determinado preço”, esclarece Vivian. Algumas peças são garimpadas por um valor relativamente barato, mas o restauro pode acabar encarecendo o produto final. Só para se ter uma ideia, chegamos a investir cerca de R$ 1.300 só para trocar a tapeçaria de uma poltrona, por exemplo. Não se trata simplesmente de compra e revenda. Tem todo um valor agregado durante o processo”, revela.
“Outra vantagem de estimular o consumo consciente é desmistificar um pouco a ideia de que, nesse mercado, tudo tem que custar muito caro. É claro que, no caso de móveis de designers renomados, o valor inicial do produto já é alto mas, de um modo geral, é possível estabelecer preços mais justos para o consumidor”, explica Vivian.
E quanto mais cara for a peça, mais tempo levará para ser vendida. “E não é a nossa intenção ter um estoque enorme, com móveis acumulando poeira. A gente não quer ter um museu, não queremos ter uma galeria de arte! Não adianta nada eu pensar que estou tirando uma peça que está sem uso numa casa para colocar numa loja em que ela vai passar cerca de cinco anos até ser vendida, por conta do valor”, exemplifica André. “Nós vendemos móveis e eles têm uma função! De uma certa forma, nos colocamos no lugar de pessoas jovens, como nós, que gostam de decoração, mas que na maioria das vezes não têm condições de comprar peças absurdamente caras”, complementa.
Curso de restauro na Oficina Lab
Para Vivian, a grande aposta do segundo semestre deste ano foi o primeiro curso de restauração de móveis promovido pelo Apartamento 61, na escola de marcenaria Oficina Lab, em São Paulo. “Nós já tínhamos uma demanda muito grande para oferecer um curso como esse. Quando começamos a publicar fotos do processo de restauração de móveis, no Instagram, os nossos clientes e seguidores passaram a se interessar mais pelo assunto”, explica a empreendedora. “Foi tudo muito rápido! Assim que começamos a estruturar o curso, recebemos o convite da Oficina Lab para ministrar as aulas no espaço deles. Foi emocionante ver os alunos restaurando! E mais gratificante ainda foi receber emails de alguns participantes dizendo que o curso foi algo transformador para eles”, conta Vivian.
Além ter sido uma ótima maneira de estimular a venda de móveis no estado original – justamente porque os clientes começaram a perceber que as peças ficavam com uma qualidade muito boa após o restauro – o curso também foi uma forma de atestar, para esses dois jovens empreendedores, de que seria possível treinar a própria mão-de-obra. “Para nós, mais importante do que o retorno financeiro, é ter a oportunidade de capacitar profissionais que tenham interesse em trabalhar com a gente no futuro”, explica André.
Metas para estruturar ainda mais o negócio
Quando perguntei ao casal quais dicas eles dariam para quem está começando a empreender, a resposta foi simples: “para transformar um sonho em realidade, o ideal é estruturar um modelo de negócios, mesmo que seja algo bem simples, e ler muito sobre empreendedorismo”, orientam os dois. “Nós penamos bastante no início, principalmente com a parte de finanças e contabilidade – já que somos da área de humanas. Pra gente foi muito importante ler o Business Model, que é uma espécie de Bíblia do empreendedorismo. Outra dica importante é conhecer o mercado em que se pretende atuar. Para o Apartamento 61, nós chegamos a fazer um mapeamento de concorrência e uma projeção de possíveis parcerias”, destaca Vivian.
Já quando o assunto é o futuro da loja online que acaba de completar 1 ano, as respostas também foram claras e objetivas: “o nosso maior desejo hoje é trazer a oficina do Apartamento 61 – onde fica o nosso estoque e onde fazemos as restaurações das peças – para São Paulo. Atualmente, esse espaço fica numa chácara da família do André em Vargem Grande Paulista – município próximo à Cotia”, explica a empreendedora. “É um espaço bacana, mas acabamos perdendo muito tempo nesse vai e volta pra São Paulo. Se a oficina estivesse perto de casa, poderíamos restaurar mais peças, em menos tempo”, revela.
O segundo projeto é mudar de endereço. “O apê foi muito legal, mas a gente precisa de mais espaço! A ideia é conseguir alugar uma casa que possa abrigar a oficina e ainda nos dê a oportunidade de montar um showroom com as peças já restauradas e prontas pra venda. Estamos pesquisando muito e avaliando todas as possibilidades”, conta Vivian.
“Agora, nós vamos até o fim! Chegamos num ponto em que não tem mais volta! Hoje, é muito mais difícil retomar os nossos antigos empregos do que fazer dar certo! É uma liberdade que só depende de nós! É o nosso esforço e empenho que estão em jogo! É muito diferente e gratificante ao mesmo tempo”, declara André, inspirado com tudo o que já conquistaram até hoje.
E para comemorar esse primeiro ano da loja online, o André e a Vivian vão montar uma nova pop-up store! Desta vez, com um garimpo inédito! O evento vai acontecer nos dias 25/11 e 26/11, a partir das 18h, no Bistrô Charlô, em São Paulo. O endereço é Rua Capanema, 440 – Cerqueira César. Uma ótima programação pra quem mora em Sampa ou está passando uns dias por lá essa semana 🙂
2 Comments
Ah, foi o que te falei ontem: seus posts são tão bons de ler! Essa coisa boa que os entrevistados passam, esse amor que eles tem pelo que fazem, esse brilho nos olhos! <3 Ótimo post, Talita, parabéns! Só esperando pelos próximos! <3 bjs
Bruna querida! Muito obrigada pelo elogio e carinho de sempre! Pra mim é muito gratificante saber que estou conseguindo transmitir, nos posts, todo o amor que esses jovens empreendedores têm pelo o que fazem! É lindo ver o brilho nos olhos de cada um deles, saio “leve” das entrevistas, sabe? Isso revigora a alma! Obrigada mais uma vez pela visita! É muito bom ver você sempre por aqui 🙂 Beijo grande