Contar histórias sempre foi a base de tudo por aqui: criei este blog, em 2015, para reescrever a minha trajetória profissional, para recomeçar. A maneira que encontrei para lidar com uma “tela em branco”, na minha carreira, foi contar histórias de artistas e empreendedoras criativas que exerciam um trabalho que estava alinhado com a essência delas. Era justamente o que eu procurava, naquela época: “brilho nos olhos”. Os encontros e aprendizados que eu tive com mulheres tão talentosas, ao longo desses 5 anos, foram um divisor de águas na minha vida: a partir dessa troca tão rica, eu pude construir um negócio que conversa com a minha alma.
Na medida em que fui avançando nessa estrada do empreendedorismo, percebi que a maioria das mulheres que me procuravam para contar a história delas no blog, faziam isso não só porque se identificavam com o meu trabalho mas, principalmente, porque não se sentiam confortáveis para compartilhar a própria jornada, escrevendo na 1a. pessoa. Era um misto de sentimentos: medo de ser julgada, de não se sentir merecedora para ocupar um lugar de destaque, receio de não ter uma história de vida e de carreira tão interessantes a ponto de serem compartilhadas.
Quando me dei conta dessa “dor” que afeta muitas de nós, mulheres, tomei a decisão de ir além: não bastava fotografar ateliês e contar histórias de empreendedoras e artistas inspiradoras, eu precisava fazê-las entender que a história delas importa! E a melhor maneira de assumir o protagonismo na nossa vida e carreira é usar a nossa própria voz – e não apenas ficar esperando que alguém faça isso pela gente! É responsabilidade de cada uma de nós honrar a própria história para transformar a vida de outras pessoas, através dos aprendizados e conhecimento que vamos colecionando ao longo do caminho.
Assumir a nossa história – incluindo os erros e tropeços – nos conecta com quem somos, em essência, e com o nosso verdadeiro propósito! Foi pensando na importância das histórias na minha vida e na de outras mulheres, que resolvi falar mais sobre Storytelling por aqui. A ideia é compartilhar um conteúdo de valor, pra que você possa entender o papel das histórias no seu negócio e de que forma elas podem gerar uma conexão genuína com as suas clientes! E caso você nunca tenha ouvido falar em Storytelling, vamos começar, literalmente, do início!
O que é Storytelling?
Storytelling é um termo em inglês que representa algo que sempre fez parte da nossa vida: “a arte de contar histórias”. Quem nunca contou uma história para uma criança, para uma amiga durante um bate-papo informal, ou até mesmo para um desconhecido, na fila do supermercado? Histórias nos aproximam de outras pessoas, criam uma conexão profunda, geram empatia.
Quando contamos histórias, no perfil profissional do nosso negócio, nas redes sociais, estamos criando conexões autênticas e genuínas com as nossas clientes e com todas as pessoas que acompanham o nosso trabalho, na internet! Ao contar histórias, nos relacionamos de uma forma mais afetuosa. A venda acaba sendo uma consequência do diálogo que temos com as clientes, no dia a dia.
E de que forma você pode contar a sua história, no perfil profissional da sua marca? Eis algumas dicas:
- Sobre o seu propósito: porque você decidiu ser artista/artesã/empreendedora? O que te motiva a acordar todos os dias para exercer esse ofício?
- Quem te inspirou e segue te inspirando nessa área?
- Uma história de superação que gerou algum aprendizado e que possa servir de inspiração para mulheres que também empreendem, na área criativa
- Se você tem filhos, vale a pena compartilhar como organiza a sua rotina de trabalho – sendo mãe e empreendedora criativa. O que mudou depois que se tornou mãe?
- Mostre um pouquinho dos bastidores do seu negócio criativo! Que tal registrar detalhes do seu ateliê e o carinho que você tem ao embalar as suas peças artesanais?
- Storytelling visual: quando montamos a composição de uma fotografia, para divulgar uma nova peça ou produto, também estamos contando uma história! Ao escolher os objetos que irão fazer parte de uma imagem, encontramos uma forma totalmente única de apresentar a história de um novo produto, para as nossas clientes – mesmo que isso seja feito de maneira totalmente intuitiva!
E você? Já tem o hábito de contar histórias no seu perfil profissional? Caso nunca tenha pensado nisso, te convido a ingressar nesse universo mágico do Storytelling!
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