Eu acompanho o trabalho da designer e ilustradora inglesa Joanne Hawker há algum tempo. Ela empreende, na área criativa, desde 2012, e ficou bastante conhecida por ter criado o desafio “March Meet the Maker“ (Conheça o artesão/pequeno produtor no mês de março) – a proposta é incentivar artesãs, artistas, empreendedoras criativas e pequenos produtores a se apresentem e contarem a história de suas marcas, no perfil profissional do Instagram, durante o mês de março. Para cada dia, o participante deve falar sobre um tema específico, referente ao seu negócio, que é definido previamente pela Joanne.
Com o sucesso do desafio de 30 dias, a designer decidiu criar, há 4 anos, um desafio menor, com duração de uma semana – o “MeetTheMakerWeek”! A proposta continua sendo a mesma: contar a história da nossa marca no Instagram, falar sobre os bastidores, os produtos e serviços que oferecemos, compartilhar o motivo que nos fez criar um negócio próprio. A duração do #MeetTheMakerWeek é menor, mas o objetivo é gerar um impacto ainda maior do que o desafio original, de um mês: incentivar as pessoas a investirem no trabalho de artesãs, artistas e empreendedoras que têm um pequeno negócio, especialmente no período que antecede o Natal. Por esse motivo, o #MeetTheMakerWeek é realizado no início de dezembro.
Este ano, o desafio de uma semana será realizado entre os dias 02 e 07 de dezembro. Para participar, basta publicar um post por dia, no Instagram, com os temas que já foram definidos pela Joanne, e usar a hashtag #MeetTheMakerWeek! No dia 20 de novembro, a designer publicou um texto no blog dela, sobre o desafio, para compartilhar os temas dos posts do #MeetTheMakerWeek de 2019!
Eu vou participar do desafio e te convido a fazer o mesmo! Para dar um incentivo a mais, resolvi traduzir o post da Joanne, em que ela lista os temas de cada publicação:
Post nº 01 – Apresentação (Segunda-feira, dia 02/12)
Se apresente: diga quem você é e o que você faz! Vá além e diga o que te faz ser única no que se propôs a fazer/desenvolver/criar! O que você mais ama no seu nicho, na sua área de atuação, no seu fazer manual, no seu negócio?
Post nº 02 – Produtos e serviços (Terça-feira, dia 03/12)
Agora que você já fez uma breve apresentação sua e do seu negócio criativo, chegou a hora de falar sobre as peças que você desenvolve e/ou os serviços que oferece, como empreendedora criativa! Que produtos são esses? Pra que servem? Você lança coleções específicas, com peças diferentes, ao longo do ano? O que te inspira na hora de criar uma coleção ou determinado produto? Você também pode aproveitar a oportunidade para responder algumas dúvidas frequentes sobre os seus produtos e/ou serviços!
Embalagem linda feita pela Juliana Rodrigues, criadora da marca “Entretantos Estúdio”
Post nº 03 – Bastidores (Quarta-feira, dia 04/12)
As pessoas adoram saber mais sobre os bastidores da produção e conhecer o espaço onde a mágica acontece! Mostre um pouquinho do seu home office, estúdio ou atelier! Fale do seu processo de criação: quais materiais e ferramentas você costuma usar, no seu dia a dia?!
Home office lindo da designer e ilustradora Débora Islas
Post nº 04 – Onde as clientes podem te encontrar, além do Instagram? (Quinta-feira, dia 05/12)
Em quais outras plataformas ou redes sociais, as seguidoras/potenciais clientes podem te encontrar, além do seu perfil profissional no Instagram? Você tem um site, uma página comercial no Facebook? Tem uma lista de assinantes, caso as pessoas queiram se cadastrar para receber a sua newsletter? Você vai participar de alguma feira ou evento presencial, em dezembro? Costuma participar de outras feiras ao longo do ano? Além de listar outras possíveis maneiras de entrar em contato contigo, é importante frisar para o cliente porque seria interessante e enriquecedor, pra ele, fortalecer o relacionamento com a sua marca, fora do Instagram!
Post nº 05 – Interaja com a sua audiência (Sexta-feira, dia 06/12)
Aproveite o desafio pra fazer perguntas para as suas clientes e pedir a opinião delas sobre determinados produtos! Você pode elaborar uma votação. Eis algumas sugestões: “Dos produtos e serviços que oferecemos, qual é o seu favorito?”/ “Qual conteúdo você mais gosta ou gostaria de ver por aqui?” – e por aí vai! Outra alternativa é criar uma enquete no próprio Instagram! O mais importante, neste post, é estimular as pessoas a interagirem contigo e com a sua marca, de forma autêntica e genuína!
Post nº 06 – Incentive as pessoas a investirem no trabalho de artesãs e pequenos produtores #compredequemfaz (Sábado, dia 07/12)
Chegou o momento de explicar, para o seu público, porque comprar direto de quem faz é tão importante! Explique porque as suas seguidoras/potenciais clientes deveriam investir no trabalho de artesãs e em pequenos negócios como o seu! Quais são os benefícios pra elas, para o seu sonho, em particular, e para a economia do país, de um modo geral?! Compartilhe os seus produtos/serviços favoritos (principalmente se você está pensando em produzir uma coleção específica para o Natal) e aproveite para divulgar o trabalho de outras artistas, artesãs e empreendedoras criativas! Apoie outras mulheres que também escolheram trilhar o caminho do empreendedorismo <3
Jessica Blanco, criadora da marca Meg&Meg, embalando um dos cadernos desenvolvidos por ela
Se você é fluente em Inglês, vale a pena conferir o post da Joanne sobre o #MeetTheMakerWeek e fazer o download do planner que ela desenvolveu especialmente para este desafio, para que os participantes possam produzir esse conteúdo, para o Instagram, com antecedência! 🙂
E aí? Vamos embarcar juntas neste desafio?! Te encontro no dia 02 de dezembro, lá no Instagram! Ah! E não esquece de me marcar pra que eu possa conhecer a sua história e saber mais sobre o seu negócio criativo! Bjs e até lá!
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