Em agosto, eu me propus a esclarecer algumas dúvidas de fotografia dos leitores que, assim como eu, também estão empreendendo. A proposta é ajudar profissionais que precisam fazer fotos bacanas para divulgar o seu negócio na internet, mas que encontram dificuldades na hora de registrar seus produtos ou criações. Pra mim, esse post é uma forma de retribuir, pelo menos em parte, todo o carinho que eu tenho recebido ao longo de 1 ano de projeto!
A minha ideia inicial era gravar um vídeo para responder as perguntas que eu recebi pelo Instagram, mas depois, pensando melhor, achei mais interessante compartilhar as dicas no formato de texto mesmo, porque é muita informação pra gravar num vídeo só! Sem contar que, neste formato eu consigo incluir links de vários sites e perfis que eu sigo e considero inspiradores!
Neste post super detalhado, eu respondi as perguntas da artesã Bianca Lanu, do Jaci Ateliê; da equipe da Chuvisco de Arroz – negócio criativo que desenvolve projetos de papelaria para casamentos; e da Phosfato – marca super descolada de Curitiba, que oferece pacotes de assinatura mensal para impressão de fotos. Adorei as perguntas e acredito que as dúvidas desses empreendedores também podem ser as suas! Espero que esse “bate-papo virtual” possa te inspirar a fotografar cada vez mais, deixando a sua marca no mundo!! Vamos comigo então? A primeira pergunta é da Bianca, do interior de São Paulo!
Bianca Lanu – Jaci Ateliê
Você indica alguma lightbox específica pra fazer fotos de produto? Tenho usado apenas o celular, pois minha câmera está com problemas na lente. A luz e o fundo – que tenho disponíveis pra montar o cenário das fotos – são sempre os principais desafios por aqui. Eu vi que é possível fazer uma caixa de luz sem gastar muito – existem vários tutoriais na internet, inclusive – mas também já ouvi falar de uma empresa/marca que fabrica lightboxes com LEDs acoplados para iluminar os produtos que serão fotografados dentro da caixa.
Bianca, eu não costumo usar lightboxes pra fazer fotos de produto. Mas antes de explicar o porquê, vou falar um pouquinho sobre a lightbox em si – muitas pessoas podem não ter sido apresentadas a ela, ainda! Traduzindo para o português, uma lightbox nada mais é do que uma “caixa de luz” ou um mini-estúdio portátil para fazer fotos de pequenos objetos. É uma ótima opção pra quem precisa produzir imagens com uma boa iluminação – mesmo sem ter equipamento profissional. A “caixa” é bem simples – dá pra fazer em casa, sem gastar muito; mas também é possível comprar modelos, de tamanhos diferentes, que já vem com lâmpadas LED acopladas na parte interna do mini-estúdio – como você mesma disse.
A loja virtual Mutu vende dois modelos de lightbox – um deles, no tamanho 35x35x35cm, serve para fotografar objetos pequenos, como caixinhas, porta-lápis, óculos, celulares, entre outros. Já o modelo de 60x60x60cm é ideal para registrar produtos maiores, como um notebook, por exemplo. Ambos vem com um conjunto de lâmpadas LED na parte interna da caixa – o que garante uma iluminação de qualidade – mesmo que a foto seja feita com um smartphone sem muitos recursos. De todos os modelos que encontrei na internet, as caixas de luz da Mutu – que ganharam o nome de Pop-up Studio – foram as que eu mais gostei! Não só pelo sistema de iluminação, mas pela praticidade – é uma lightbox fácil de manusear, que se transforma numa pastinha bem fina quando está desmontada, o que facilita o transporte e o armazenamento da caixa. O que pesa, neste caso, é o valor do investimento: a lightbox menor custa R$ 219 e a maior R$399.
Agora, se a ideia é ter uma lightbox sem gastar muito, a melhor opção é colocar a mão na massa e fazer a sua própria caixa de luz. Na verdade, não tem mistério! Você vai precisar de uma caixa de papelão e três folhas de papel vegetal! Primeiro, corte as duas laterais e a parte superior da caixa para criar três “janelas”. Em seguida, cubra essas aberturas com as folhas de papel vegetal – que vão servir como uma espécie de “cortina transparente”. Depois, posicione duas fontes de luz ao lado dessas aberturas laterais – podem ser duas luminárias ou até mesmo a lanterna do seu celular. Se houver necessidade, coloque uma terceira fonte de luz na parte superior também. Para finalizar, insira uma folha de papel no interior da caixa, pra servir de fundo para as suas fotos. O branco é a cor mais usada como fundo, mas isso pode variar de acordo com a proposta de cada ensaio. O ideal mesmo é “experimentar”: veja o que funciona e o que se adequa ao estilo da sua marca! Enfim, missão cumprida! Com a lightbox montada, é só começar a sessão de fotos 😉 Pra ter uma ideia de como esse passo a passo da montagem funciona, na prática, basta assistir ao tutorial produzido pela plataforma de cursos online Skillshare. Para conferir o vídeo, é preciso estar logado no Facebook 🙂
Depois de falar da praticidade que uma lightbox pode nos oferecer, você deve estar se perguntando: “Mas Talita, por quê você não usa uma caixa de luz pra fazer as suas fotos de produto?” A resposta é bem simples: porque eu não consigo montar cenários para as minhas fotos, dentro uma lightbox. A caixa de luz é uma ótima opção pra quem tem uma loja online e precisa fazer fotos em que o produto seja o único elemento de destaque nas imagens. Digamos que você montou um e-commerce para vender colares, brincos e bijuterias, de um modo geral. Se a sua ideia é mostrar apenas as peças, sem inserir as joias num contexto específico – uma lightbox será perfeita você! Mas posso ser sincera? As pessoas se identificam muito mais com imagens que contam uma história! Dois bons exemplos são os perfis da ilustradora Amanda Mol e da marca de sapatos ecológicos Insecta Shoes.
A Amanda vende produtos lindos com as ilustrações dela – que vão desde peças de decoração até artigos de papelaria! Quem acompanha o trabalho dessa talentosa empreendedora criativa, já deve ter percebido que todas as fotos publicadas por ela – seja no perfil do Instagram ou na loja online – mostram um pouquinho do universo da Amanda e não apenas os produtos num fundo branco. Quando “batemos o olho” na foto, percebemos logo de cara que se trata de uma criação da Amanda, porque a imagem reflete o que ela é como pessoa e como empreendedora.
A marca Insecta Shoes é outro exemplo clássico de que uma boa dose de criatividade na hora fotografar faz toda a diferença! O perfil do Insecta poderia reunir uma série de imagens de sapatos num fundo branco, mas eles vão muito além! Os produtos estão sempre inseridos num contexto, eles contam uma história! Os sapatos fazem parte de cenários apaixonantes, que valorizam a natureza e o universo vintage. Posso garantir que esse tipo de imagem cativa muito mais quem está ali, do outro lado, “flanando” pela internet.
Moral da história, Bianca: eu acredito que antes de fazer um investimento alto numa lightbox com lâmpadas LED, é importante avaliar qual mensagem você quer transmitir para os seus clientes, através de imagens. A ideia é mostrar um pouquinho do seu universo particular nas fotos? Então monte cenários com elementos que são a sua cara e dê preferência à luz natural na hora de fazer o ensaio! Mas se o que você procura é praticidade para montar um e-commerce que dê destaque apenas aos produtos em si, de fato uma caixa de luz será a ferramenta ideal! Tudo vai depender da mensagem que você quer entregar para o seu público 😉
Chuvisco de arroz
Queria saber como fortalecer a identidade fotográfica escolhida para a marca? E como valorizar o uso dessa identidade, para que o público reconheça os produtos através da fotografia?
Ótima pergunta! No mundo superconectado de hoje, em que somos bombardeados com milhares de imagens por dia, criar uma identidade fotográfica se torna fundamental para qualquer negócio! E mais importante do que fortalecer uma identidade visual é saber se você já construiu uma voz autêntica para se comunicar com o seu público, nas redes sociais. E como podemos ter essa certeza? Vou dar algumas dicas, com base no Instagram – a rede social que mais valoriza a imagem, em si:
- Pense numa linha editorial para divulgar a sua marca, através de fotos! As imagens do seu perfil vão mostrar apenas os produtos – como se estivessem na vitrine de uma loja – ou a ideia é compartilhar um pouquinho do processo criativo também? Sou sempre a favor de mostrar não só o resultado final, mas o momento da criação de cada peça – isso fascina as pessoas! E não deixa de ser uma ótima oportunidade para que o empreendedor conte a sua própria história, por meio de imagens! Eu amo acompanhar o processo criativo de artistas e empreendedores, de um modo geral!
- Na hora de fazer as fotos, pense numa forma de deixar a sua marca! A proposta é “sair do lugar comum”. Tá bom vai! Você deve estar pensando: “falar é fácil, mas como eu faço isso, ainda mais não sendo um fotógrafo profissional?” Em primeiro lugar, faça uma pesquisa na internet e veja o que já existe, em termos de imagem, para divulgar produtos similares aos seus. Depois avalie: “O que ainda não foi feito? Existe alguma outra maneira de registrar as minhas criações, de uma forma diferente de tudo o que eu já vi e que tenha a minha cara?” Inicialmente, pode parecer um exercício difícil, mas com o tempo, a gente acaba identificando lacunas que ainda não foram exploradas!
Seguem alguns exemplos de perfis originais, que eu sigo e admiro:
- Caos – Estúdio de criação
Estúdio de ilustração e design, com sede em Recife. O perfil da Caos Criação, no Instagram, é super original – os cenários das fotos são muito criativos e autênticos! Vale a pena acompanhar pra se inspirar 😉 - Karmen
A Karmen é uma jovem apaixonada por literatura! E ela encontrou uma forma super criativa de registrar os livros prediletos dela, ao longo de cada ano: as composições das fotos reúnem as publicações ao lado de inúmeros objetos fofos, que têm uma paleta de cores similar ao da capa do livro em destaque. Muitas pessoas postam fotos de livros no Instagram, mas as imagens da Karmen são tão autênticas que só de bater o olho nas fotos, já sabemos de quem é a autoria! - Natália Viana
A Natália mora em São Paulo e é produtora de conteúdo criativo. Ela tem um dos perfis mais lindos e floridos que eu já conheci! Essa talentosa empreendedora têm uma sensibilidade única e consegue transmitir isso muito bem através de imagens! O trabalho da Natália reflete a essência dela e a paixão que ela tem pelas flores. Quando vejo uma foto da Natália, já sei que é dela! Tem coisa melhor? Acho que esse é o sonho de todo empreendedor criativo! - Encolhi as pessoas
Renan Viana tem 26 anos e é fotógrafo. Em 2014, ele teve a ideia de criar o projeto Encolhi as pessoas, depois de visitar um antiquário. Nas palavras dele: “encontrei uma caixa com miniaturas, nesse antiquário, e fiquei impressionado com a perfeição dos detalhes! Voltei pra casa e comecei a pesquisar sobre o assunto. Resolvi então usar bonecos para criar um projeto onde encolho as pessoas: eu coloco as miniaturas em cenas inusitadas, pra imaginar como seria ser tão pequeno, vivendo num mundo onde tudo é gigante”, conta Renan, no site do projeto. Mais autêntico, impossível! Vale a pena acompanhar de perto! É pura inspiração 🙂 - Rafael Mantesso / Jimmy
O Rafael é publicitário e tem um perfil no Instagram para registrar o cãozinho de estimação dele, o Jimmy, em cenas inusitadas, criadas digitalmente. Primeiro, o Rafael fotografa seu “amigo de quatro patas” num estúdio, com fundo branco. Depois, a imagem é tratada para receber um cenário fictício – a maioria, conta com presenças ilustres de personagens clássicos e super famosos, como o Snoopy e o Charlie Brown. Esse é mais um projeto extremamente autêntico, que têm uma identidade visual clara e bem definida.
- Seja fiel a uma paleta de cores e a um tipo específico de iluminação, na hora de criar o perfil da sua marca, nas redes sociais – e isso vale para os filtros que são usados para editar as fotos também! Pode parecer que estou falando “grego”, mas essa dica é bem simples: você se identifica com fotos claras, bem iluminadas? Ou o seu coração bate mais forte por imagens num tom escuro? Veja que tipo de foto se alinha com o estilo da sua marca e siga um padrão! Nada de publicar imagens muito clarinhas num dia e, no outro, fotos num cenário escuro, onde a cor preta é a “dona do pedaço”. O mesmo conselho se aplica caso você esteja publicando fotos multicoloridas intercaladas com imagens esmaecidas, pouco saturadas. Como o seu público vai reconhecer as suas fotos, logo de cara, se cada dia você publica uma imagem num estilo diferente? O segredo é produzir fotos que conversem entre si e que formem um conjunto harmônico!
Eis alguns exemplos de perfis que se preocupam em seguir um padrão visual:
- Registro de dia a dia – Isadora Fabian
A designer e fotógrafa Isadora Fabian criou um projeto para capturar cenas do cotidiano. O perfil do Registro de dia a dia, no Instagram, reúne apenas imagens em preto e branco. É bem desafiador montar uma galeria só com fotos PB, mas isso cria um padrão e uma identidade visual, logo de cara! - Camilla Moreira
A Camilla também é designer, além de ser sócia-fundadora do Estúdio Amor. O perfil pessoal dela, no Instagram, reúne fotos iluminadas que têm em comum a cor azul – o que define um padrão visual. Todas as imagens carregam um pouco de azul na composição. É algo que a Camilla chega a declarar, inclusive, na biografia do seu perfil: ela se define como uma “blue hunter”, ou seja, como uma pessoa que está sempre em busca de azuis. - Blog nosso apê – Iná Barros
Depois de se mudar para um apartamento de 20m2, a carioca Iná Barros resolveu criar um blog para compartilhar dicas de decoração, super criativas, para ajudar e inspirar pessoas que também moram em espaços pequenos. O perfil do Blog nosso apê tem um padrão visual bem definido, assim como os outros que já citei por aqui! Todas as imagens são bem claras e iluminadas. Quando vistas em conjunto, formam uma galeria harmônica. - Renata Bastos Zanetti
A Renata é apaixonada pela arte de cozinhar! No Instagram, ela compartilha fotos dos quitutes que ela prepara no dia a dia – bolos e doces, em sua maioria. É de dar água na boca! Assim que eu tive o prazer de acessar o perfil da Renata, eu identifiquei um padrão visual: todas as imagens dela têm um fundo escuro, com um feixe de luz natural que dá destaque à guloseima do dia – isso cria unidade e identidade. - Melina Souza
A Melina é uma youtuber de Curitiba. Ela tem uma galeria linda no Instagram, que reúne fotos bem “clarinhas” com alguns objetos em tons pastéis, na composição. Depois de poucas semanas acompanhando o perfil dela, já é possível identificar, com facilidade, as fotos da Melina – em meio a tantas outras de diferentes perfis. Isso porque ela se preocupa em manter um padrão visual – o que faz toda a diferença! - Mantly – mantras com amor
O Mantly foi criado pelo casal Raphael e Melina, sócios-fundadores do negócio criativo Carinhas – que têm como foco desenvolver projetos de ilustração e design para jovens empreendedores. O Instagram do Mantly reúne frases e mantras inspiradores, com um design encantador, que já é a marca registrada do casal. Estou dando o exemplo do Mantly porque muitas pessoas criam perfis no Instagram para compartilhar frases de impacto. Se esse for o seu caso, pense num padrão visual, que sirva de base para todos os posts. Evite montar uma galeria que não tenha uma unidade, ou seja, onde cada frase têm um tipo de letra (fonte) diferente e fundos com as cores mais variadas, que não conversam entre si. Deixe a sua marca, em cada frase, principalmente em termos de design, para que os seus seguidores possam te reconhecer, no meio da multidão. Não transforme o seu feed numa colcha de retalhos! - Rosie Clayton
O perfil da americana Rosie Clayton, no Instagram, é apaixonante!! Ela poderia simplesmente ser mais uma fashion blogger que adora compartilhar seus looks do dia, na internet. Mas ela foi além: Rosie sempre aparece com roupas deslumbrantes nos posts, que combinam com o cenário multicolorido escolhido por ela, pelas ruas de Chicago. Em sua maioria, são muros grafitados e cheios de personalidade! Isso sim é criar uma identidade visual, em grande estilo! - Oh Happy Day
O blog Oh Happy Day foi criado, há 10 anos, pela cerimonialista Jordan Ferney com o objetivo de compartilhar ideias originais e projetos “faça você mesmo” para ajudar os leitores a produzirem festas lindas e cheias de personalidade! O Instagram do blog é repleto de fotos criativas e multicoloridas, que inspiram todo mundo que navega pelo feed! Esse é mais um exemplo de perfil que têm muita autenticidade e um padrão visual bem definido – é impossível não reconhecer uma foto do Oh Happy Day!
- Por fim, vale lembrar que não adianta pensar em estratégias para fortalecer a identidade visual de determinada marca, se o público-alvo do negócio ainda não foi definido. Então, antes de pegar a câmera, faça as seguintes perguntas para você mesmo(a):
- Qual é o público- alvo do meu empreendimento criativo e onde ele está?
- O que eu devo fazer para atrair potenciais clientes, no universo online?
- Qual mensagem devo transmitir para essas pessoas, afim de gerar uma conexão sincera com elas?
Se você ainda não tem todas as respostas, pare por um instante e comece do zero! Não vale a pena iniciar um diálogo sincero, através de imagens lindas, se você não tem ideia de quem está do outro lado, conversando contigo! 😉
Phosfato
A nossa dificuldade aqui é compor mini-cenários criativos para os nossos produtos. Usar novos ângulos e enquadramentos. Nosso objetivo é inspirar pessoas com a fotografia, mas, às vezes, falta inspiração para inspirar, entende?
Eu entendo perfeitamente! E ninguém está livre de um dia com pouca ou nenhuma inspiração – até mesmo nós, fotógrafos! A primeira dica para produzir fotos inspiradoras é cuidar da nossa própria “saúde criativa”. Como vamos inspirar outras pessoas se nós mesmos não estamos inspirados para criar? Então, na hora de fotografar, prepare um “clima” que te estimule a colocar a mão na massa: selecione uma playlist com músicas que você ama, escolha uma roupa bem confortável para a sessão de fotos e se desligue do celular! E nada de correria, viu? Reserve um espaço na agenda pra que as imagens possam ser feitas com calma! Para montar cenários inspiradores e pensar em novos ângulos é preciso ter tempo 😉
Outra dica importante para manter a criatividade em dia é dar uma pausa de vez em quando para cuidar da nossa própria inspiração! E isso eu aprendi na prática! Um belo dia, reservei duas horinhas pra fotografar em casa. Montei o primeiro cenário, fiz alguns testes, mas nada me agradou! Estava achando tudo feio, sem graça! Fui desabafar com uma amiga e ela me alertou para o óbvio: “Talita, há quanto tempo você não descansa, não se permite dar um dia de folga?” Era exatamente disso que eu precisava: “desacelerar” um pouco! Segui o conselho da minha amiga e decretei um feriado pra mim, no meio da semana! Almocei fora, saí pra caminhar, respirar ar puro! No dia seguinte, eu estava renovada e cheia de novas ideias pra fotografar! Às vezes, a inspiração simplesmente não vem porque estamos cansados! Então, permita-se tomar um fôlego!
Além de manter a saúde criativa em alta, seguem mais algumas dicas para produzir fotos inspiradoras:
- Monte um mural de referências no Pinterest com fotos inspiradoras – de preferência, com imagens que retratem objetos similares aos que você gostaria de registrar nas suas fotos. É um exercício delicioso! Através dessa pesquisa, será possível identificar qual estilo de foto você gosta mais: são aquelas imagens mais clarinhas, como eu mencionei na resposta anterior? Ou são fotos com pouca iluminação, que transmitem uma atmosfera mais intimista? Veja o que já existe por aí, pra que você consiga criar algo único e original! Se jogue nessa expedição!
- Acompanhe o trabalho de profissionais que te inspiram! Para produzir conteúdo de qualidade, precisamos estar sempre nos abastecendo de boas referências – e não apenas através das redes sociais! Vale assistir a um bom filme, ir na exposição de um artista que você admira, folhear revistas de decoração e design, ler um livro que te permite viajar no tempo! A gente fotografa não apenas com a câmera, mas com a nossa visão de mundo e com as experiências que vamos acumulando ao longo da vida! Pense nisso 😉
- Já sobre o desafio de produzir cenários originais pra fazer fotos de produto: dê uma olhada nos objetos que você têm em casa, a sua disposição! Quais deles podem ser usados numa foto, para compor um cenário? Comece a observar tudo sob uma nova perspectiva! Às vezes, um tecido colorido que está escondido no fundo do armário pode fazer toda a diferença numa foto! Eu mesma já usei óculos escuros e uma canga de praia, por exemplo, para produzir a imagem de um livro! Criatividade é prática! Com o tempo, você vai conseguir identificar, com mais facilidade, tudo o que pode ser interessante pra compor mini-cenários fotográficos! Pra começar, tente reunir todos os objetos que você já tem (e que podem contar uma boa história) numa caixinha de papelão – ela vai ser a sua base para dar início a um lindo processo criativo!
- Para testar novos ângulos, não vale ficar sempre na mesma posição na hora de fotografar! Pegue um banquinho pra fazer uma foto do alto ou se abaixe um pouco para avaliar se esse “novo ponto de vista” valoriza mais o produto que merece destaque na imagem! Só não pode ficar parado! Fotografar é, antes de mais nada, um exercício físico! E pra isso, é preciso ter tempo e muita disposição!
Bom, por hora é isso, pessoal! Espero ter esclarecido as dúvidas de vocês! De qualquer forma, se ainda rolar mais alguma perguntinha – até mesmo com base no que já foi discutido neste post, é só enviar um e-mail para contato@insidetheoffice.com.br 🙂 Terei o maior prazer em responder e ajudar! Como bônus, ainda tem esse post, que publiquei no meu site de fotografia, em 2015, com dicas básicas para melhorar as fotos feitas com celular! Depois me diz o que vocês acharam? Obrigada!! Beijo grande e boa leitura 😉
2 Comments
Oi, Talita! Tudo bem? As dicas que você deu são ótimas. Além de auxiliar quem precisa expor um produto com fotos de qualidade, ajuda também quem tem blog e produz conteúdo para a internet.
Parabéns!
Beijo,
Hida
http://www.blogdahida.com
Muito obrigada pelo elogio e pela mensagem tão carinhosa, Hidaiana! Fico feliz em saber que você gostou das dicas =) Aliás, adorei o seu blog! Lindo! Você está de parabéns também <3 Feliz 2017 pra você! Que seja um ano lindo, repleto de alegrias e muitas conquistas! Beijo grande, Talita