A Fabiana é publicitária e já trabalhou em grandes agências de Minas Gerais. A Marina é formada em Design de Ambientes e se especializou em pesquisa de tendências e inovação. As duas se conheceram no carnaval de Belo Horizonte e se tornaram grandes amigas. Hoje, elas são sócias da Mooca – loja sazonal que foi criada com o objetivo de empoderar a economia criativa de BH. Lançada no dia 10 de novembro, a pop-up store reúne o trabalho de 37 marcas e 49 produtores locais.
Tudo começou quando a Fabi identificou uma oportunidade: o pai dela é dono de um ponto na região da Savassi e a antiga locatária estava prestes entregar o espaço. Inicialmente, isso iria acontecer apenas em 2016, mas o universo resolveu antecipar tudo: a loja, que precisava de uma boa reforma, foi liberada em agosto. A Fabiana sempre gostou muito de tudo o que é relacionado à criação. E ela já estava amadurecendo a ideia de usar aquele ponto, super bem localizado, para promover o trabalho de empreendedores criativos da sua cidade natal.
“Eu não queria simplesmente alugar nichos na loja, para determinadas marcas – a minha proposta era oferecer algo a mais! Eu queria me envolver no processo criativo de produtores independentes e juntar essa galera! Eu sempre via muitos artistas talentosos em BH, mas que não conseguiam colocar os seus projetos em prática. O meu objetivo era incentivar essas pessoas a tirar ideias do papel, pra começar a realizar de verdade!”, revela a idealizadora do projeto.
As sócias Marina Montenegro, à esquerda, e Fabiana Soares, à direita
E foi assim – com uma sala vazia nas mãos e ótima ideia na cabeça – que a Fabi começou a colocar o seu sonho, e o de muitos outros empreendedores, em prática! Ela convocou colaboradores para o projeto e a Marina foi uma das profissionais convidadas para essa empreitada! E de fato foi uma empreitada, porque com a ajuda de outros três colaboradores, as duas sócias colocaram a mão na massa para dar uma cara nova ao espaço! “A gente limpou, lixou, pintou…fizemos tudo! A reforma começou no dia 15 de setembro e no dia 1º de outubro nós abrimos a loja, na época apenas com as paredes pintadas e uma mesa no meio da sala. Inicialmente, aqui era o nosso coworking e o ponto de encontro dos 49 produtores locais selecionados para participar dessa primeira edição da Mooca. Foi aqui que nós realizamos diversos workshops para os empreendedores que ingressaram no projeto”, relembra Fabiana.
Logo após o término da reforma, começou um verdadeiro intensivo de apresentações para todos os participantes. Só no primeiro final de semana do projeto, foram ministrados quatro workshops: “processo criativo”, “propósito”, “finanças”, “dicas de empreendedorismo” e “15 maneiras para fazer uma empresa dar errado”. “Depois, nós ficamos com a agenda aberta para elaborar outras palestras que se adequassem às necessidades dos empreendedores locais. Nós percebemos que a maioria estava com muita dificuldade nas áreas de finanças e precificação. Por conta disso, desenvolvemos workshops específicos sobre esses dois temas”, explica Fabiana.
“Nós fizemos um cadastro de jovens profissionais que estavam dispostos a ajudar. Muitos amigos nossos ficaram sabendo do projeto e se disponibilizaram a colaborar de forma voluntária. Foi assim que nós conseguimos oferecer todas essas palestras”, revela Marina. E tudo isso estava incluído no pacote do projeto! Os empreendedores não pagam um aluguel para expor as suas criações na Mooca. A melhor forma encontrada para colocar esse sonho em prática foi dividir as despesas da reforma e de manutenção da loja entre os participantes. “Cada marca está contribuindo com um valor fixo durante esses três meses de funcionamento – o que inclui a divisão das contas de luz, internet e telefone, por exemplo”, detalha Fabiana.
Logo depois da reforma da loja e da série de workshops, veio a etapa de criação. “Nós tivemos uma semana só de processo criativo. Foi nesse momento que começamos a pensar nos produtos que poderiam ser desenvolvidos e através de quais parcerias. A partir daí foi algo super natural! A gente planejou até certo ponto, depois foi um processo muito orgânico. Rolaram várias parcerias e tudo o que foi co-criado pelos produtores só tem aqui na Mooca”, revela Fabi.
Peças criadas através da parceria entre a marca Maria, A Louça e
a arte do designer Felipe Ambrosio, do Dizeres Imperfeitos
Realizando sonhos
A ideia inicial era reunir, na Mooca, o trabalho de 30 produtores locais, até mesmo por conta de logística e do tamanho da loja. Mas por onde começar? E qual seria a melhor forma de entrar em contato com a galera criativa de BH? A solução foi criar uma fanpage para o projeto e, em seguida, fazer uma convocação pelo Facebook mesmo, através de um post patrocinado, no valor de 40 reais, que ficou no ar durante uma semana. Para a surpresa da Marina e da Fabiana, só essa divulgação na internet rendeu um total de 120 inscritos. Num cenário onde não havia sequer um produtor em vista, de repente, tudo mudou! E para melhor! Foram tantos interessados, que as duas sócias tiveram que fazer uma seleção para essa primeira temporada da loja.
“Eu acho que na época em que divulgamos a convocação na internet, as pessoas viram a gente como realizadoras de sonhos”, revela Marina. E o conteúdo do post estimulava mesmo a importância de concretizar projetos, de transformá-los em realidade: venha fazer, venha realizar, venha tirar do papel!”, complementa a empreendedora.
“Nos preocupamos em selecionar profissionais com alguma expertise e que tinham interesse em aplicar a arte deles num produto, como foi o caso do designer e calígrafo Felipe Ambrosio – que sempre quis criar peças bacanas através do lettering que ele desenvolve. Além disso, nós também fomos em busca de profissionais que ainda não tinham marca consolidada e de produtores que já estavam há um tempo no mercado. A ideia era montar um grupo heterogêneo para estimular a troca de experiências e a realização de parcerias”, explica Marina.
Peças lindas da marca O Colecionista
E o resultado está aí: trabalho em equipe, garra, dedicação, foco e muitas parcerias que renderam produtos lindos e super criativos para todo mundo que tem o prazer de visitar a pop-up store! “O mais legal da Mooca é que a gente não é só um espaço para expor os produtos de empreendedores criativos. Teve todo um trabalho envolvido nos bastidores. A gente deu voz a 49 produtores, para que eles pudessem falar tanto de problemas quanto de soluções. O segredo é confiar no poder das pessoas! Nós de fato descobrimos o poder das potencialidades de um grupo”, finaliza Marina.
Quando estávamos terminando a entrevista, eu perguntei qual era o significado do nome Mooca. A Fabi e a Marina me explicaram que a origem vem do tupi-guarani. “Oca” de casa e “Mo” de construir. E que linda casa os empreendedores mineiros construíram em tão pouco tempo! Meu desejo é que esse projeto lindo seja aplicado em outras cidades e estados do país! O Brasil precisa de mais iniciativas como essa e de pessoas que, de fato, colocam a mão na massa, como vocês!! Admiração define!
Essa primeira edição da Mooca vai ficar aberta ao público até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal! Anota aí o endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 458, na região da Savassi, em Belo Horizonte. De segunda a quarta, o horário de funcionamento é de meio-dia às 20h; quintas e sextas de meio-dia às 22h e aos sábados, das 10h às 16h. Vale a pena conferir! Eu recomendo 🙂
Blends de chás especiais da marca My Dear
Mel da marca Seccos & Molhados
Porta-lápis da marca Panoletos
Luminária super descolada do Estúdio Ilud
Sketchbooks produzidos em parceria com a marca Meu Libretto
e a arte do designer Felipe Ambrosio, do Dizeres Imperfeitos
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