Eu conheci a Mirelle Borges no primeiro semestre desse ano, através de um curso online de empreendedorismo que fizemos juntas. Ela em Porto Alegre e eu no Rio. Lançamos os nossos blogs praticamente na mesma época e desde que começamos a conversar, percebi que os dois projetos tinham tudo a ver um com o outro! No dia a dia, enfrentamos o mesmo desafio de trabalhar em casa e estamos sempre aprendendo algo novo!
Depois de passar 10 anos numa sala de aula, a Mirelle – que desde cedo se tornou uma dedicada professora de inglês – decidiu mudar o rumo da sua vida profissional e começou a trabalhar em casa. O motivo: ela queria ter mais liberdade de tempo, espaço e claro – mais qualidade de vida!
Após um longo período de erros e acertos, ela decidiu compartilhar todo o seu conhecimento no blog e no canal do Youtube “Home Office Queen”. Além de entrevistar profissionais que também optaram por trabalhar em casa, ela produz vídeos descontraídos e super bem-humorados sobre a rotina de quem enfrenta os desafios de manter o foco no home office.
E com essa bagagem toda, nada mais justo do que convidá-la para falar um pouquinho da trajetória profissional dela aqui no blog! Um bate-papo com muitas dicas de produtividade e orientações para quem também tem interesse em seguir esse caminho, em busca de mais autonomia no trabalho 🙂
Fale um pouquinho da sua trajetória profissional. Por quanto tempo você trabalhou num emprego formal, como professora? E como aconteceu a transição para o home office?
Eu fiz magistério e comecei a trabalhar bem cedo, aos 17 anos. Durante uma década, fui daquelas professoras tradicionais, de sala de aula. Meu primeiro emprego foi numa creche e depois passei a dar aulas de inglês. Eu sempre morei no sul do país, no interior e, no início, era maravilhoso porque a escola ficava bem perto de casa. Era praticamente um home office! Mas quando me casei, fui para Porto Alegre e a minha rotina mudou: eu dava aulas de segunda a sábado e tinha que pegar dois ônibus para ir pra escola. Saía muito cedo e chegava em casa tarde e exausta.
Na época, o meu marido já trabalhava home office e eu quase não tinha tempo para vê-lo ou para acompanhá-lo em viagens, aos finais de semana. Foi quando decidi pedir demissão, depois de um ano nessa rotina de trabalho estressante. Aos poucos, fui ajudando na empresa de marketing do meu marido, até que chegou o momento em que passei a trabalhar exclusivamente com ele. Hoje, sou gerente de atendimento dos cursos online que nós oferecemos. Ao todo, são 4 mil alunos, além de toda a equipe da empresa, que também trabalha de casa – cada um no seu home office.
Há quantos anos você trabalha em casa e quais foram os principais desafios e dificuldades que enfrentou no início?
Eu já trabalho em casa há 5 anos. No começo foi muito difícil: a rotina da escola fazia falta e eu não me sentia realizada profissionalmente. Os três primeiros meses foram os piores! Tinha a sensação de que os dias se arrastavam, sem contar que eu não me sentia útil. Os cuidados com a casa também me consumiam muito tempo. Eu inventava inúmeras receitas na cozinha para me distrair, mas no final, ficava ainda mais estressada.
Cheguei a dar aulas particulares de inglês em casa, por um tempo. Eu ensinava até por Skype. Mas não engrenou. De qualquer forma, queria mudar o rumo da minha profissional, para ter mais liberdade de tempo e espaço. Comecei a participar mais da empresa do meu marido porque identifiquei uma oportunidade: os alunos e clientes precisavam de alguém que se relacionasse com eles! Foi a partir daí que eu descobri que não era da sala de aula que eu gostava! Era do relacionamento com os alunos. Eu gostava mesmo é de ajudar as pessoas! Eu me dei conta de que, virtualmente, podemos impactar muito mais! A professora de sala de aula, que estava presa entre quatro paredes, havia ficado pra trás! Finalmente, a ficha caiu!
Quais dicas você daria pra quem quer trabalhar em casa?
Para trabalhar home office é fundamental se planejar antes! Eu levo em consideração um passo a passo que, na minha opinião, é muito importante:
- Se você está trabalhando num emprego formal e pretende se tornar um profissional autônomo ou tem intenção de abrir o próprio negócio, eu sugiro que você reserve um valor para sobreviver por, no mínimo, três meses sem clientes. E comece a divulgar o seu novo projeto antes de sair do emprego formal! Assim você terá mais chances de captar clientes logo no início
- Tenha um cantinho aconchegante para trabalhar em casa – um espaço que todo mundo respeite! É importante conversar antes com a família, para explicar como vai ser a sua rotina de trabalho
- Verifique todas as ferramentas necessárias antes de inaugurar o seu home office: bancada de trabalho, cadeira confortável e uma rede wifi de qualidade – não comece sem ter o básico!
- Quando trabalhamos home office, a tendência é ficarmos o dia inteiro em casa. Mas é importante sair também! Participe de eventos, faça parcerias, mostre a sua cara! Quem não é visto, não é lembrado!
Quais são as suas recomendações quando o assunto é produtividade?
Manter o foco é o principal aliado para termos uma rotina de trabalho produtiva, seja no home office ou no escritório tradicional. Mas em casa, o esforço tem que ser redobrado:
- O ideal é dividir o trabalho em blocos, para não se perder entre emails e projetos que têm prazo para serem entregues
- Liste as suas tarefas e priorize as mais importantes, antes de começar a jornada de trabalho – assim será mais fácil manter o foco, quando outras demandas surgirem ao longo do dia
- Aprenda a dizer “não” – tanto para você quanto para os outros. Não tem sentido interromper o trabalho ao longo do dia pra ir na padaria a pedido de alguém, por exemplo. Assim como temos que dizer não à vontade de fazer um bolo no meio da tarde ou de sentar no sofá para assistir a uma série do Netflix. Sempre que a preguiça bater, lembre-se de que a conta de luz bate também.
Como é a sua rotina de trabalho em casa?
Eu começo a trabalhar às 9h30m da manhã. Antes disso, já tomei banho, café da manhã e arrumei a casa. Para mim, a técnica de produtividade Pomodoro funciona muito bem! Eu trabalho focada durante 1 h e descanso em intervalos de 10 a 15 minutos. Se alguma ideia surgir durante esse período de 1h, anoto tudo na agenda! E se eu tiver que resolver alguma coisa na rua, me programo para sair de casa sempre ao meio dia.
Como surgiu a ideia de criar o blog Home Office Queen? Fale um pouquinho desse projeto!
Depois de um tempo trabalhando em casa, as pessoas começaram a me perguntar como eu fazia para me organizar. Sempre ajudava e dava conselhos pelo chat pessoal do Facebook. E foi a partir dessa demanda que eu tive a ideia de criar o blog e um canal no Youtube para compartilhar as minhas aventuras e de outros profissionais no home office! Tem sido ótimo porque recebo feedbacks positivos e sinto que estou conseguindo ajudar muitas pessoas. Fico feliz em continuar me relacionando com quem quer aprender! Trabalhar home office é um aprendizado diário pra mim! Por isso compartilho tudo no blog e no Youtube! Continuo com a minha missão de professora, está no DNA! Estou feliz trabalhando em casa e quero que todos estejam também! Estou aqui pra ajudar!
E pra quem quer saber um pouquinho mais sobre a técnica Pomodoro, citada pela Mirelle na entrevista, basta conferir esse post bem didático da Thais Godinho, do blog Vida Organizada 🙂
2 Comments
É tão bom ver pessoas compartilhando essas experiências. 😀 Quem sabe nosso país não começa a aceitar melhor o home office, né? Adorei a matéria e já adicionei a Mirelle no meu bloglovin. <3
Oi Bruna! Que bom que você gostou 🙂 Cada entrevista é um aprendizado pra mim! E o mesmo aconteceu quando você compartilhou as suas experiências sobre mobile office! Sou muito grata pela sua entrevista também! Assim como você, eu torço para que tanto o mobile quanto o home office sejam mais aceitos, aqui no Brasil! Mesmo quem trabalha em empresas tradicionais precisa ter flexibilidade para produzir de casa, caso seja necessário. Essa “amarra” de bater cortão de ponto muitas vezes acaba tirando a motivação dos funcionários…Já sobre a Mirelle: ela é uma fofa, além de ser super talentosa! Ela vai ficar toda feliz em saber que você está acompanhando o Home Office Queen pelo Bloglovin 🙂 bjs querida e obrigada pela visita!