Uma das coisas mais difíceis que enfrentei quando saí do meu antigo emprego formal foi conseguir administrar bem o meu tempo – principalmente agora, que trabalho em casa. Na verdade, confesso que ainda estou aprendendo a lidar com essa arte: a de ser produtiva! Aplicativos para organizar as tarefas diárias existem aos montes! Mas apenas fazer o download de agendas mobile não foi o suficiente pra mim.
Sabe aquela sensação de que o dia terminou e você não fez nem metade das tarefas para as quais havia se planejado para executar? Nos primeiros meses de home office, isso virou rotina. E eu pensava: como isso pode acontecer? Moro sozinha, ainda não tenho filhos, não tenho animal de estimação e, mesmo assim, não dou conta de cumprir uma programação diária?
E foi só depois de ler um dos capítulos do livro “A arte da não conformidade”, do escritor e empreendedor americano Chris Guillebeau (lá vou eu citar esse autor novamente! Prometo fazer uma resenha das publicações dele por aqui, logo logo), é que eu entendi o verdadeiro motivo da minha briga contra o relógio: eu não conseguia cumprir a minha lista de tarefas porque eu perdia o foco ao realizar atividades que não eram importantes e que só serviam para tirar a concentração do meu real objetivo: produzir!
Segundo o autor americano, mais importante do que fazer a nossa lista diária de tarefas é anotar tudo o que a gente não deve fazer para conseguir manter o foco, ou seja, uma lista de todos os hábitos que a gente deve eliminar da nossa vida. Pode até parecer uma dica super clichê, mas ter consciência disso fez toda a diferença pra mim! Com base nas sugestões de Chris Guillebeau, criei a minha própria lista do que eu não devo fazer enquanto estiver trabalhando:
Celular, aplicativos e redes sociais
Estão aí três coisas que tiram completamente a minha concentração: celular e todas as distrações inerentes a esse aparelhinho da era pós-moderna! Sou daquelas que acorda e pega logo o celular pra ver o que tem de novo no Instagram e no Facebook. Isso sem contar que estou sempre conferindo as mensagens do Whatsapp. Bom, nem preciso dizer que, se eu deixar o celular perto de mim enquanto estiver produzindo um texto para o blog, por exemplo, vou perder horas nas redes sociais, sem escrever uma linha sequer!
Por mais que seja difícil, principalmente agora que tenho duas contas no Instagram e duas páginas no Facebook para administrar, eu fiz um acordo comigo mesma: enquanto estiver produzindo conteúdo para o Inside the Office ou tratando as fotos de algum ensaio, vou deixar o celular bem longe de mim! E não vou ficar logada no Facebook. Caso contrário, a cada nova atualização, eu vou querer dar uma conferida! Isso sem falar como é tentador começar uma conversa com um amigo pelo Messenger…
Para administrar melhor o tempo, cheguei a conclusão de que o ideal é estipular um período do dia para atualizar as fanpages e as contas do Instagram. Depois, foco total no que realmente importa: no meu caso, produção de conteúdo para o blog!
Conta de email
Eu sempre tive o hábito de trabalhar com várias janelas abertas no desktop ou notebook – algo muito comum para uma pessoa que adora se distrair, como eu! O problema é que, com o tempo, comecei a notar que ficar logada, o dia inteiro, nas minhas três contas de email (uma pessoal e duas profissionais), tirava a minha concentração. Toda hora eu ia lá pra checar se tinha recebido uma nova mensagem. Coisa de pessoa curiosa e ansiosa! Para evitar essa dispersão, eu também optei por definir períodos específicos do dia para escrever e responder emails. Especialistas em produtividade afirmam que o ideal é checar a caixa de entrada duas vezes ao dia: no início da manhã e no final do expediente. Mas o importante mesmo é definir o que for melhor pra você!
Tarefas de casa
Atualmente, eu sou empreendedora, blogueira, dona de casa, diarista, cozinheira, moça do cafezinho, e o que mais couber nessa lista infinita de funções de qualquer mulher maravilha do século XXI! E vou te dizer: não tem coisa mais angustiante do que trabalhar em casa, e saber que tem uma pilha de roupa suja pra lavar!
Assim que comecei a trabalhar home office, passei a cozinhar para não gastar tanta grana almoçando na rua. Resultado: passava horas preparando as refeições e lavando louça. Foi aí que a ficha caiu: ou eu fazia comida ou arranjava um jeito de ganhar dinheiro. Acredito que o segredo é tentar encontrar o equilíbrio. Optei por almoçar fora, por um preço mais em conta, para sobrar mais tempo para me dedicar ao trabalho. E sobre a minha versão diarista…bom, resolvi dedicar um dia da semana, ou pelo menos uma manhã, à faxina do meu apê! Afinal de contas, trabalhar num ambiente limpo e organizado faz toda a diferença 🙂
E vale lembrar que para ser uma pessoa produtiva, temos que gerar a nossa própria energia! Por isso é tão importante reservar um momento para fazer exercício físico, meditar ou praticar qualquer outra atividade que revigore o corpo e a alma para mais um dia intenso de trabalho!
Vocês também enfrentam muitas distrações no dia a dia? E quais soluções têm encontrado para manter o foco no trabalho? Me contem! Quem sabe a gente não descobre outras alternativas para aumentar ainda mais essa tal de produtividade? 😉
12 Comments
Ótima abordagem, Talita! Essa tal de produtividade é uma senhora chatonilda, mesmo. Eu acho que, por enquanto, estou em uma fase que nos entendemos, eu e a produtividade. Até tudo virar de ponta cabeça e eu ter de encontrar novos meios de ser produtiva. hahaha Mas acontece. E é sempre bom avaliarmos se nosso método está mesmo produtivo ou se precisa de uma repaginada.
Vou ler o livro! Já adicionei na minha wishlist da Amazon. 😀
bjo grande
Que bom que você gostou do post, Bruna! E concordo plenamente contigo: produtividade é uma negociação eterna e um aprendizado diário. A todo momento, avalio o que posso melhorar, e assim consigo administrar melhor o meu tempo, a longo prazo! Depois de fazer a lista do que devemos eliminar do nosso dia a dia, o segundo passo é escolher um aplicativo para organizar as tarefas da semana! Estou nessa fase agora 🙂 E compra o livro do Chris Guillebeau sim! É muito bom, super recomendo! bjs querida e obrigada pela visita 😉
Tatá adorei o texto!! Quero a dica de onde almoçar barato 😉 beijocas
Que bom que você gostou do texto, Julinha!! Fico feliz em saber 🙂 Encontrar restaurante bom e barato aqui no Rio não é nada fácil…mas eu tenho pesquisado bastante! Uma das ótimas opções é o Lapamaki, que a gente foi daquela vez! Semana passada eu paguei 22 reais no quilo e saí muito feliz! Antigamente, eu costumava ir no Aipo e Aipim, mas a qualidade caiu muito de uns tempos pra cá…mesmo que o restaurante não seja uma pechincha, opto sempre pelos pratos mais em conta, do menu executivo. Estou sempre em busca de novos restaurantes! Se eu encontrar mais alguma boa opção para o dia a dia, te aviso, pode deixar! bjs e obrigada pela visita 😉
Oi, Talita, adorei seu blog, muito bom, parabéns!
Vi em um post da Julia no Facebook… Dá para aplicar várias dicas no escritório também!
Beijos, sucesso!
Bianca
Que bom que você gostou do blog, Bianca! Fico feliz em saber! A Júlia é uma querida 🙂 Seja super bem-vinda e muito obrigada!! Bjs
Talita que texto é esse MARAVILHOSOOOO!
Esse ano abri minha empresa de fotografia e ainda tenho trabalho fixo.
Estou ainda na fase de juntar uma graninha para me ajudar manter nos primeiros meses de quando sair de vez do trabalho fixo.
Além do material câmeras e componentes que não são baratos…
Mas enfim aos poucos estamos conquistando espaço no mercado aqui na minha cidade, além de conquistar o nosso site no ar.
Umas das minhas dificuldade é me organizar meu tempo para quando chegar em casa e ainda me continuar trabalhando só que com a fotografia.
Pedidos e montagens de orçamentos, edições de fotos, controle das redes sociais Instagram e Face.
Esse texto foi muito bom pra mim.
Seu texto rico em informações com uma linguagem simples .
Obrigada!
Oi Alinne! Que coisa boa ler o seu comentário! Muito obrigada pelo elogio! Nossa, que bacana! Fico feliz em saber que eu pude te ajudar, de alguma forma! Feedbacks como esse são um grande incentivo pra mim 🙂 Eu também sou fotógrafa, além de ser jornalista, e te entendo perfeitamente! Comprei todo o equipamento que eu tenho hoje com o salário que eu recebia no meu último emprego fixo e sou grata por isso. É fundamental juntar uma graninha sim, pra que você possa fazer essa transição profissional de forma tranquila e consciente! Eu não fiz isso e me arrependo. Nunca imaginei que seria demitida um dia, ainda mais por conta de uma crise econômica, e quando me dei conta, estava trabalhando de casa, tendo que recomeçar praticamente do zero. Mas estou amando essa nova fase, apesar de todos os desafios! Por isso mesmo, posso dizer, com toda certeza, que você está no caminho certo! É difícil mesmo conciliar dois trabalhos ao mesmo tempo, mas vai chegar o momento em que você vai poder se dedicar totalmente à sua grande paixão – que é a fotografia! Estou aqui na torcida, vai dar tudo certo! E se você quiser conversar mais sobre o assunto, é só enviar um email para contato@insidetheoffice.com.br 🙂 Pra mim, vai ser um prazer poder ajudar! Beijo grande e muito sucesso! 🙂
Talita, esse texto caiu como uma luva ou uma bela sacudida. Especialmente nas últimas semanas,tenho sentido grande dificuldade de manter o foco, não me distrair e ser produtiva. Tenho listas e agendas de tarefas diárias para cumprir,em uma tentativa de ser mais produtiva, mas, como você colocou, no fim do dia não realizei nem metade do que gostaria. E a verdade é que havia tempo e disposição para tal. A ideia da lista de hábitos que devemos eliminar é maravilhosa. Vou fazer a minha hoje mesmo e trabalhar para dar certo!
Ah! Seu blog está lindo demais. Conteúdo e fotos incríveis! Parabéns e todo sucesso para você, querida!
Iná querida! Fico feliz em saber que esse post te ajudou, de alguma forma 🙂 Atingir um nível de produtividade bacana é um dos meus maiores desafios atualmente, confesso! Estou sempre revendo a minha lista “de tarefas que eu devo eliminar, no dia a dia” para manter o foco! Isso sem contar que trabalhar em casa requer ainda mais disciplina! Sempre bate aquela dúvida: será que eu termino de escrever esse texto agora ou dou uma pausa para colocar a roupa pra lavar? Quem nunca?! rs Acho que o segredo está no equilíbrio: não devemos ficar nos culpando em excesso (afinal, ninguém é perfeito!) mas é importante sim buscar sempre o nosso melhor! E isso só é possível dando um passo de cada vez! Depois me conta se essa listinha te ajudou, na prática! E muito obrigada pelo elogio, viu? O Inside the Office é um projeto muito especial pra mim e ter um feedback tão lindo como o seu me faz acreditar que estou no caminho certo! Também adoro o seu blog! Beijo enorme e uma ótima semana pra você 🙂
Oi Ta, descobri seu blog recentemente e, lendo suas publicações, já me sinto amiga de infância… rs.
Acredito que um dos maiores dilemas do home office é a administração do tempo, sem dúvida!
Há 3 anos aderi o modelo home office, tenho uma empresa com duas sócias, o que me possibilita ter uma agenda bem flexível. Procuro manter uma agenda de visitar clientes e fornecedores uns 2 dias na semana e, todo resto concentro no meu home office… Como se não bastasse, hoje estou me aventurando em novo projeto com minha irmã, num segmento completamente diferente, mas no mesmo modelo de home office e flexibilidade horários. Ter autonomia na minha agenda e conseguir conciliar minha vida pessoal e profissional, são minhas maiores realizações… mas também a maior cilada, se eu não estiver atenta e em auto análise constante. Admito que continuo em constante busca de aperfeiçoamento nessa questão!
Sabe uma questão que me aflige? A aceitação de que é possível trabalhar, produzir, ganhar $, sem sair de casa TODOS os dias para pegar trânsito, ficar de 8h a 12h num escritório… Com alguém aqui também é assim???
Beijo grande.
Cinthia querida! Que coisa boa ler o seu comentário! Super obrigada pelo carinho, viu? Fico feliz em saber que você se identifica com os posts que compartilho por aqui <3 Pra mim também é maravilhoso poder trabalhar, produzir e ganhar dinheiro sem ter que sair de casa e ficar horas no trânsito! Por outro lado, administrar o meu próprio tempo é algo extremamente desafiador pra mim! Volta e meia preciso ajustar a minha agenda para conciliar as tarefas domésticas com a rotina de empreendedora! Durante 2 anos, trabalhei home office, mas confesso que foi bem difícil, sabe? Ficava mais tempo na cozinha, lavando louça e fazendo comida, do que de fato no computador, editando fotos e respondendo e-mails...agora, com o estúdio criativo do Inside, a minha rotina ficou bem mais produtiva, graças a Deus! E o melhor de tudo é que continuo trabalhando pertinho de casa, dá pra ir a pé! Para todos os empreendedores que já entrevistei, essa questão da produtividade é sempre um desafio - em especial para as profissionais que já têm filhos. Pra quem veio do mercado corporativo, assim como eu, abrir um negócio dentro de casa pode parecer estranho no início - até porque a maioria das pessoas foram criadas para trabalhar em grandes empresas ou pra prestar concurso público. Com o passar do tempo, a gente vê que é possível sim, trabalhar de casa! Além de ser muito gratificante tomar as rédeas da própria vida, da nossa trajetória profissional e da rotina! Te desejo muito sucesso no seu negócio e no seu novo projeto, em parceria com a sua irmã! Seja sempre super bem-vinda ao blog e ao nosso estúdio criativo, que fica no Rio de Janeiro! Beijo enorme e uma semana linda pra você 🙂